Imagem: Pantanal, Globo
A indústria do entretenimento passa por uma grande transformação. Se, durante décadas, era suficiente saber o número de pessoas que assistiam a um seriado ou um filme para avaliar o sucesso desse conteúdo, atualmente, a explosão no volume de títulos e das diversas formas de consumi-los trouxeram mudanças no engajamento entre audiência e conteúdo.
As pessoas dispõem de um número finito de horas para as suas atividades e se deparam com uma diversidade cada vez maior de conteúdo, o que transforma a atenção desta audiência no grande prêmio a ser disputado pela indústria do entretenimento, criando o cenário conhecido como “economia da atenção”, onde métricas tradicionais não são mais suficientes para quantificar a popularidade de um título.
A palavra-chave para entender este novo mundo é demanda, que resume a forma de medir a popularidade de programas de TV, filmes e talentos.
Desenvolvida pela Parrot Analytics, empresa de inteligência de mercado aplicada à indústria do entretenimento, a demanda utiliza uma robusta base de dados que engloba o consumo de open-streaming, buscas online, redes sociais e sites de vídeo. Através dessa metodologia, se
consegue mapear toda a jornada de descoberta de um conteúdo, identificando tendências globais e locais.
Esta métrica pode ser aplicada para avaliar e analisar um fenômeno cultural bem característico do Brasil, as novelas. Segundo dados da Parrot, a demanda por novelas no Brasil cresceu 26% entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano. Como comparação, a demanda total do gênero drama, incluindo títulos disponíveis em plataformas de streaming e canais lineares, apresentou ligeira queda no mesmo período.
Analisando as novelas lançadas no ano passado e este ano ao redor do mundo, Vai na Fé, a atual trama das 19 horas da Globo, registrou a maior demanda no Brasil no primeiro trimestre deste ano, com 16 vezes a demanda média neste mercado. Este título aparece à frente de outras produções da emissora como Travessia, Amor Perfeito e Pantanal, finalizada em
outubro do ano passado.
A alta demanda por Pantanal, mesmo meses após o fim da sua exibição, mostra que quando a produção é bem-sucedida em capturar a atenção do público, a busca pelo conteúdo continua. A novela pode ter acabado, mas a sua audiência permanece interagindo com o conteúdo.
As novelas mais populares no Brasil demonstram diversidade temática e estilística que ajuda a explicar a resiliência desse formato televisivo. Além disso, as características distintas das produções de cada emissora contribuem para manter o interesse do público.
Como uma de suas fortalezas, o SBT se destaca com as novelas infanto-juvenis. Poliana Moça, sequência de As Aventuras de Poliana, aparece como a segunda novela mais popular no primeiro trimestre deste ano, evidenciando a força de uma propriedade intelectual.
Já a Record TV tem apostado em produções bíblicas e históricas que cativam a atenção de parcela relevante da audiência. A novela Reis, baseada no Velho Testamento, aparece entre as dez tramas mais populares dentre as lançadas a partir do ano passado. Além desse título, outras produções mais antigas da emissora, como Os Dez Mandamentos e Jesus, também foram bem-sucedidas em atrair a audiência, mantendo altos patamares de demanda. O ranking indica que a audiência brasileira está se tornando cada vez mais receptiva a novelas produzidas diretamente para o streaming, como é o caso de Todas as Flores, original da Globoplay, assim como títulos produzidos em outros países.
Atualmente, as novelas estrangeiras vem conquistando mais espaço no mercado brasileiro, apesar das diferenças culturais e do idioma. A demanda por esse tipo de conteúdo cresceu mais de 60% entre 2020 e o ano passado. No primeiro trimestre de 2020, as novelas estrangeiras eram responsáveis por 22% do total da demanda por esse gênero no Brasil. No ano passado, esse percentual foi de 27%.
Neste cenário, as novelas turcas vêm se destacando no Brasil, crescendo quase seis vezes entre 2020 e o ano passado. Como reflexo dessa tendência, três novelas turcas figuram entre as produções recentes mais populares no Brasil: One Love (Kızılcık Şerbeti), Golden Boy (Yali Çapkini) e Kan Çiçekler. Além disso, os três títulos também têm o Brasil como
o segundo país de maior demanda fora da Turquia.
As produções turcas começaram a ganhar espaço durante a pandemia e a criar um nicho de fãs engajados nas redes sociais. Como resultado, as plataformas de streaming vêm investindo nesse tipo de conteúdo, com o Globoplay anunciando o lançamento de seis novas novelas turcas ao longo deste ano após o sucesso de Mãe (Anne, no original), enquanto a HBO
Max já consta com três títulos turcos em seu catálogo.
Como se pode ver, as novelas continuam em relevância, sendo uma grande oportunidade para o entretenimento no mercado brasileiro, seja nos canais lineares ou plataformas de streaming. Nos próximos capítulos, novas tendências estão por vir.