Perícia da ciência forense para lidar com investigações de extrema complexidade, personagens no meio do sertão cearense, gangues de assaltantes de banco, cifras milionárias e guerra do narcotráfico são alguns dos elementos que fazem as séries de ação brasileiras serem tão cativantes para a audiência, se consolidando como território de oportunidades em constante crescimento, especialmente nas plataformas de streaming.
Durante o ano de 2023, não foi incomum acompanhar séries brasileiras que, a partir de histórias fascinantes que misturavam elementos de crime, ação e drama, se destacaram entre as produções originais das plataformas de streaming. Os fãs do gênero foram contemplados com novas temporadas de séries como Impuros (temporada 4 em agosto) no Star+, Dom (temporada 2 em março) na Amazon Prime Video, além de A Divisão (temporada 3 em setembro) e Arcanjo Renegado (temporada 3 em agosto) no Globoplay.
Além dos retornantes, novos títulos também se destacaram no mercado brasileiro ao longo do ano, como foi o caso de DNA Do Crime, na Netflix, e Cangaço Novo, na Amazon Prime Video. Essa diversidade de produções em diferentes plataformas mostra como o gênero faz parte da pauta dos principais players do mercado e como a audiência vem abraçando essas histórias.
A ESTREIA DE DNA DO CRIME
Em uma narrativa que se estende ao longo de oito episódios, DNA do Crime apresenta uma trama intrigante e envolvente. A séria se baseia em assalto real ocorrido em 2017, no qual uma gangue composta por mais de vinte indivíduos fortemente armados invadiu uma empresa de transporte de valores na fronteira entre Brasil e Paraguai, levando consigo uma surpreendente quantia.
Com estratégia binge watching, DNA do Crime conseguiu atingir índices de popularidade notáveis (12.1x) durante a sua semana inaugural, registrando o segundo melhor patamar de demanda entre as séries de ação brasileira, atrás apenas da semana de estreia da quarta temporada de Impuros (19.5x). A série alcança um patamar de popularidade que a insere em grupo restrito, já que apenas 3% de todas as produções, independentemente do gênero, conseguem registrar demanda igual ou superior a 8 vezes a média de todos os títulos.
A JORNADA DE CANGAÇO NOVO
O lançamento de Cangaço Novo trouxe uma atmosfera cinematográfica dividida em oito episódios para a Amazon Prime Video. A produção consagra o cangaço brasileiro, trazendo o nordestern, gênero cinematográfico de destaque no século passado, de volta aos holofotes.
Apesar de ter registrado uma demanda de 7 vezes a média de todos os títulos em sua semana de estreia, a força de Cangaço Novo está ligada à sua curva de demanda ao longo do seu primeiro mês pós-estreia. Isso porque a série é abraçada não só pela crítica especializada, mas também pela audiência, rendendo um crescimento de demanda de 37% durante a sua segunda semana.
E o destaque de Cangaço Novo não fica apenas no território brasileiro, já que em mercados como a Itália, China e Canadá a produção também apresenta demanda superior à média de todos os títulos (período de 01/11 até 17/12/23).