A contagem regressiva para o Natal já começou e sabe aquela sensação reconfortante de calor no peito ao assistir um filme natalino? Um bom velhinho distribuindo presentes e arrancando sorrisos das crianças, trenó, renas, neve caindo... Não tem como não se emocionar.
A temática, no geral, gira em torno do amor, da família e da esperança que, muito provavelmente, são os responsáveis pela sensação de bem-estar. Sim, assistir filmes natalinos deixa as pessoas mais felizes. Então, quais são esses filmes que atraem mais a atenção dos consumidores?
Analisando o período natalino de 2022 como referência, notamos que os filmes mais antigos continuam marcando presença forte entre os fãs de Natal. Entre os dez mais populares, seis foram lançados antes de 2022. No topo do ranking, está o clássico da Disney, O Estranho Mundo de Jack (1993), a animação em stop-motion de Tim Burton que completa trinta anos de exibição este ano.
O sucesso de popularidade do filme não fica somente nos Estados Unidos, que é seu mercado de origem. No Canadá, Grã-Bretanha e Filipinas, o filme apresenta demanda “outstanding”, que é a classificação para filmes com demanda entre 8 e 32 vezes maior do que a média da demanda de todos os títulos. Ressaltando que apenas 2,7% dos conteúdos atingem esse patamar.
Mas, geralmente, esses grandes sucessos internacionais trazem uma visão norte-americana das festas de fim de ano, que pouco têm a ver com a celebração no Brasil.
Porém, nos últimos tempos, as novas produções deram espaço a comemorações para além do tradicional Natal americano, isto é, as produções natalinas sob nova perspectiva.
Um Natal Cheio de Graça (2022) e Tudo Bem no Natal Que Vem (2021) são comédias natalinas (produções da Netflix) sem neve e com popularidade acima da média de todos os títulos no mercado brasileiro.
A produção Um Natal Cheio de Graça, em sua primeira semana de exibição, atingiu cinco vezes mais demanda do que a média de todos os títulos, evidenciando que existe oportunidade para novas produções natalinas locais. O pico em demanda aconteceu em 5 de dezembro de 2022, com sete vezes mais demanda do que a média.
Outro destaque nacional com demanda acima da média é o filme de comédia infantil 10 Horas para o Natal, que conta a história de três irmãos que tentam reunir seus pais separados novamente na noite de Natal, com Luis Lobianco como protagonista.
E quando falamos nos fãs de filmes natalinos, quem são eles?
Devido à grande diversidade nas produções como animação, comédia, comédia romântica, fantasia e temas familiares, eles conseguem atrair fãs de diferentes gerações e potencializar o hábito de assistir juntos.
Com certeza será fácil encontrar uma opção que faz abrir um sorriso e relaxar para as festas que se aproximam. Até porque os meses de novembro e dezembro estão recheados de novos lançamentos.
Prepare a pipoca, chama a família e divirta-se!