House of the Dragon, The Boys, Bridgerton e The Bear tiveram novos episódios lançados no segundo trimestre de 2024, com cada título representando um diferente player. Além desses shows, produções estreantes como The Acolyte e Fallout também renderam discussões acaloradas dentro e fora das redes sociais, tornando o trimestre um dos mais competitivos em termos de demanda em um passado recente. De acordo com os dados da Parrot Analytics, a demanda engloba o consumo de buscas online, redes sociais, consumo em sites de vídeos e em plataformas open-streaming. Através dessa metodologia é possível mapear toda a jornada de descoberta deum conteúdo, quantificando a popularidade de um título na economia de atenção.
Ao analisar o catálogo completo das plataformas de streaming na América Latina, mapeando o total de demanda gerado pelos títulos disponíveis nos principais players, a Netflix permanece na primeira posição ao alcançar 20% de share. Impulsionada pelos novos episódios de House of the Dragon, a Max assume a segunda posição ao crescer um pouco mais de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, empurrando a Amazon Prime Video para o terceiro lugar. A Disney+ é outro importante destaque do trimestre, pois o somatório dos conteúdos da plataforma com o Star+ faz com que o serviço streaming, agora mais robusto, seja mais competitivo em relação as demais plataformas globais.
Considerando apenas o mercado brasileiro, a Netflix registra uma maior vantagem, alcançando 22% do share de demanda, enquanto o Globoplay se mostra mais competitivo com 14% de share. Entre os títulos nacionais de destaque, a terceira temporada de Dom (Amazon) e a quarta temporada de Casamento às Cegas: Brasil (Netflix) alcançam os maiores patamares de demanda entre as produções originais streaming lançadas no segundo trimestre. Considerando o seu respectivo primeiro mês de lançamento, os dois títulos registraram uma demanda de 19 vezes a média de todos os títulos analisados pela Parrot Analytics, patamar que apenas 3% de todas as produções conseguem alcançar.
Os títulos de destaque na região
Já em relação à média de demanda na América Latina, House of theDragon (HBO/Max) é o principal destaque entre os shows lançados no trimestre ao alcançar uma demanda 71 vezes maior do que a média de todos os títulos. The Boys (Amazon) e Bridgerton (Netflix) completam o pódio, considerando como período as primeiras quatro semanas de lançamento dos respectivos shows lançados no trimestre. É interessante observar o apelo dessas três produções ao redor da região, alcançando o Top 3 nos principais mercados latinos.
Para além das suas fortes estreias, esses títulos também se destacam durante seus respectivos pré-lançamentos. De acordo com os dados da Parrot Analytics, é possível observar como a demanda dessas produções já estavam em patamares altos antes de seus lançamentos. Devido toda a antecipação, divulgação de trailers, eventos, a Netflix, por exemplo, trouxe os protagonistas da 3ª temporada de Bridgerton para um baile funk no Rio de Janeiro, o aquecimento para a chegada desses novos episódios foi bem-sucedida.
Além disso, entender a estratégia de exibição que cada plataforma adota para os seus títulos também é importante. Considerando apenas o dia de lançamento, House of the Dragon e Bridgerton tiveram patamares semelhantes de demanda, mas enquanto a série dos dragões conquistava novos picos com a chegada dos novos episódios semanais, Bridgerton contou com um lançamento de duas partes com quase um mês de diferença entre elas, resultado em uma curva decrescente em seu primeiro mês após o seu final de semana de estreia. Cada estratégia está diretamente ligada com o objetivo da plataforma; o core do spin-off de Game of Thrones é promover discussões e debater teorias. A série é exibida no canal linear da HBO, o que também impulsiona uma estratégia de episódios semanais.
Apesar das séries terem gerado uma performance excepcional no mercado latino, o lançamento de maior demanda na região é um filme. Considerando o seu primeiro mês de lançamento, Divertida Mente 2 alcançou uma demanda de quase 94 vezes a média de todos os títulos mapeados pela Parrot Analytics. A animação da Walt Disney Pictures tem o Brasil como principal mercado da América Latina em termos de demanda. No país, o longa conquistou a marca histórica de mais de 20 milhões de ingressos vendidos. Entre outros destaques da região, Uma Ideia de Você (Amazon) registra o maior patamar de demanda considerando filmes produzidos diretamente para o streaming, mostrando a força das comédias românticas nas plataformas digitais.
Em termos de demanda, o segundo trimestre do ano se provou como um dos mais competitivos devido a novos episódios de sólidas propriedades intelectuais de diferentes plataformas. O lançamento de blockbusters globais engajou a audiência latina, fazendo com que dragões e emoções se tornassem os protagonistas.
Faça o download do relatório completo de demanda das plataformas de streaming LATAM aqui.